Pular para o conteúdo principal

Quem Somos


"Quando Os Mais Capazes se unem , suas forças se multiplicam" 

 PE.Adolfo Kolping 


Nosso lema é:
http://www.kolping.org.br/wp-content/uploads/2016/03/linha.png
Religião, Trabalho, Recreação, Família e Sociedade.
Missão
Transformar as realidades sociais no exercício da cidadania através do desenvolvimento profissional, ambiental, cultural, religioso e comunitário.

Visão
Constituir uma sociedade evangelizada e justa em que todos tenham oportunidades de auto realização e uma vida digna.

Valores

Fé em Cristo;

Solidariedade;

Honestidade;
Responsabilidade;
Qualidade.

Propósitos
Que cada associado venha a ser:

Um cristão autêntico;

Um trabalhador competente;
Uma pessoa criativa e recreativa;
Um membro de família responsável;
Um cidadão consciente e comprometido.


BREVE HISTÓRICO


Uma "Comunidade Kolping" consiste via de regra, na união de vários grupos, que se identificam como "Família Kolping". Trata-se de grupos de artesãos, associações de lavradores, grupos de crianças, jovens e idosos, clube de mães, círculo cultural, grupos de alfabetização, escolas sociais, grêmios esportivos.
A familiaridade é imensa comparado ao desenvolver da Comunidade Kolping do Jardim São José, por volta dos anos 1970 dizem os fundadores da CK São José que o Sr. José Candido (in memorian) ex deputado federal era então presidente da Obra Kolping do Brasil conhecendo a realidade do povo Susanense e sua luta por ações sociais. Solicitou recursos a diretoria nacional e internacional para fundação das Comunidades Kolping no município de Suzano, sendo cinco comunidades (Kolping Jardim Revista, Kolping Santa Luzia – Parque Maria Helena, Kolping Miguel Badra, nós Kolping São José e mais tarde Kolping Colorado).
Conciliada aos movimentos religiosos a Comunidade Kolping do Jardim São José possui dentre os principais fundadores estão Sr. Antônio Brasilino, Antônio Sales, Luís Emiliano e o primeiro presidente Sr. Antônio Paulino. 
Fundada em 12 de maio de 1987, data de registro, mas contam os
Fundadores que sua atuação já se fazia presente antes desta.
 Durante sua trajetória a comunidade já realizava ações sociais por meio de doações, parceria com o Governo Estadual na entrega de leite pelo programa Viva Leite. Reuniões comunitárias visando a melhoria na infraestrutura do bairro e município como um todo. Buscando ações efetivas para o bem-estar público.
A população em torno foi crescendo e a demanda de atendimento aumentando, a CK pleiteou momentos financeiros escassos, pois até a doação outrora recebida da diretriz nacional e internacional havia sido transferida a outras localidades.
Em 2002 a Comunidade Kolping passou por uma reestruturação em sua gestão tanto diretora, como forma de atuação, começando a iniciar a parceria com o poder municipal por meio de projetos sociais. Foram muitos eventos realizados para angariar fundos para quitação de dívidas e manutenção do espaço. A Comunidade Kolping São José já chegou a executar mais de 15 projetos paralelos no município com mais de 12 núcleos de atendimento na região distrito Boa Vista e Casa Branca. Nesta fase também iniciou suas atuações de forma efetiva nos conselhos municipais voltados ao terceiro setor.
A comunidade foi ganhando de forma sagaz seu espaço frente ao município, estado e federação. 
Sem jamais deixar seus princípios a Comunidade Kolping faz prevalecer o lema de seu fundador que se estabelece em Religião, Trabalho, Recreação, Família e Sociedade.
Hoje de forma reduzida, porém intensificada no quesito qualidade de atendimento, buscando resultado do trabalho realizado junto com seus parceiros. A Comunidade Kolping São José, possui 02 projetos na em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência   e Desenvolvimento Social (Convivência para crianças/ adolescentes  e projeto Renascer para pessoas Idosas ) 02 Creches( 01 no Bairro Jardim São José e 01 no Bairro SESC) ,em parceria com a secretaria de  Educação. Conveniados com a Prefeitura de Suzano e 01 projeto e um projeto no município de Ferraz  possui também o projeto Viva Leite com o Governo Estadual, parceria com a empresa Kimberly Clark Brasil e o Centro Budista de Suzano. Atendendo de forma direta aproximadamente 750 famílias.
A Diretoria da Comunidade Kolping faz valer os ideais de seu fundador e respeita as diretrizes Estaduais, Nacionais e Internacionais do Movimento Kolping. Acredita na qualificação acadêmica e profissional de seus colaboradores para que os resultados esperados nos atendidos possam ser alcançados.
Apesar de sua diretriz e suas características serem provindas do movimento católico. A comunidade respeita todas as formas de expressão, culturas e credo religioso.
A diretoria juntamente com a administração e sua equipe de Coordenadores realiza planejamento de ações a serem tomadas, desenvolve de forma conjunta as ações planejadas, verifica/fiscaliza as ações tomadas e o andamento delas e toma ações sempre com base em estudos visualizando os pontos a serem atingidos para melhoria continua de sua atuação.

Esta é a Comunidade Kolping do Jardim São José em seus princípios, diretrizes e forma de atuação.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog